Novembro Azul | Previna-se contra o câncer de próstata
- Fernando Peixoto Soares
- 1 de nov. de 2016
- 1 min de leitura
O mês de novembro chegou e com ele outra campanha se torna presente, o Novembro Azul. Ela acontece nesse mês devido ao Dia Mundial de Combate ao Câncer de Próstata, que é comemorado no dia 17 de novembro.

Essa campanha é voltada aos homens e tem como objetivo alertá-los sobre a importância de fazer exames para o diagnóstico precoce do câncer de próstata. No Brasil, o movimento iniciou-se em 2008 e foi desenvolvido pela pelo Instituto Lado a Lado.
O câncer de próstata acontece a partir de um aumento desordenado das células da próstata e atinge, em sua grande maioria, homens acima de 50 anos. Na fase inicial, a doença não costuma apresentar sintomas. Eles aparecem, em 95% dos casos, em fase avançada e podem provocar vontade aumento da freqüência urinária, dificuldade para urinar, dor no reto óssea, dores fortes no corpo, fraqueza, desânimo e, em casos mais graves, insuficiência renal.
Segundo um estudo realizado em 2013 pela SBU - Sociedade Brasileira de Urologia, 51% dos homens entrevistados nunca se consultaram com o urologista. Não é a toa que no Brasil este tipo de câncer é o segundo mais comum entre os homens.
Por isso, é importante deixar o preconceito de lado, conversar sobre o assunto e, principalmente, fazer exames periódicos.