MAU HÁLITO/HALITOSE | Saiba mais sobre esse assunto delicado
- Fernando Peixoto Soares
- 2 de mai. de 2016
- 2 min de leitura
Problemas simples, como queda na produção de saliva, gengivite e outros distúrbios bucais, podem provocar mau hálito. Doenças sistêmicas também podem alterar o nosso hálito, como o diabetes e a leucemia, por exemplo. Se você realmente deseja saber a causa de seu mau hálito, marque uma consulta com seu dentista. Com uma avaliação de seu histórico médico e dentário e um exame bucal criterioso, ele poderá identificar os responsáveis pelo mau hálito. As causas variam de paciente para paciente, mas entre elas podem estar o consumo de certos alimentos, a ingestão de bebidas alcoólicas, o fumo, a má higiene bucal, a presença de doenças periodontais, o diabetes, a sensação de boca seca, infecções dos seios maxilares/paranasais, da garganta, do pulmão e também o abscesso pulmonar, insuficiência renal ou hepática, problemas gastrointestinais ou até mesmo a adoção de um regime alimentar severo.

Em geral, a origem das halitoses é assim distribuída:
90% = Boca
8% = Causas respiratórias
1% = Sistema digestivo
1% = Doenças sistêmicas
As halitoses de origem respiratória, digestiva e as provocadas por doenças sistêmicas são de fácil diagnóstico pela área médica. Se você tem halitose há alguns meses (ou anos), provavelmente sua halitose é de origem bucal. Nesse caso, a solução é procurar um especialista em halitose, para fazer um tratamento definitivo. Independentemente da causa, esse especialista tem o conhecimento e os equipamentos necessários para detectar a origem da halitose (de onde vem o cheiro), facilitando, dessa forma, o diagnóstico e a solução definitiva do problema.
Dentate - Clínica Odontológica Estética Dental, Implantes Dentários e Periodontia Rua Haddock Lobo, 1307 cj 101 - Jardins - São Paulo - SP 11 3066 0466